Conteúdos simbólicos inconscientes na arteterapia

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Conteúdos simbólicos inconscientes costumam se revelar em nossos processos artísticos.

Segundo Jung, fundador da psicologia analítica, nossa função inconsciente exerce uma forte influência em nossas vidas sem que nos demos conta disso.

Ele diz que para conquistarmos autoconhecimento e equilíbrio é preciso que mantenhamos vivo um diálogo entre nossa função inconsciente e consciente.

Jung fala ainda que conteúdos simbólicos inconscientes são revelados através de nossos sonhos e da linguagem artística, pois o processo artístico criativo proporciona um espaço para que estes conteúdos oníricos se revelem, ganhando uma organização formal.

É muito bom que o arteterapeuta tenha um bom repertório desse mundo simbólico, mítico e arquetípico e faça uso de um bom dicionário de símbolos.

Assim, tem a oportunidade de sugerir possibilidades de significação desses conteúdos no momento em que o cliente entra em contato com o conteúdo revelado.

Mas mais que isso, o arteterapeuta vai respeitar o tempo e o processo de tomada de consciência de cada cliente pois busca primordialmente a relevância individual desses símbolos para a pessoa, que tem ali a oportunidade de mergulhar em seu próprio universo simbólico e buscar a compreensão através de sua própria vivência e história.

É a partir desse ponto, dessa tomada de consciência e ampliação da percepção, que a arteterapia possibilita transformações, ajustamento criativo, autorregulação e autonomia na relação com o mundo que o cerca.

Uma grande parte da sensibilidade, a maior parte talvez, incluindo as sensações internas, permanece vinculada ao inconsciente (…). Uma outra parte, porém, também participando do sensório, chega ao nosso consciente. Ela chega de modo articulado, isto é, chega em formas organizadas. É a nossa percepção. Abrange o ser intelectual, pois a percepção é a elaboração mental das sensaçõesFayga Ostrower (2009)

Em nosso estilo de vida atual, por muitas vezes, nos vemos agindo no modo automático, sem dar espaço para que escutemos o que nossa voz interior nos diz.

As oficinas criativas, o ateliê terapêutico e a arteterapia podem proporcionar um espaço-tempo para que você se reconecte com seus conteúdos internos e traga assim mais autoconhecimento, consciência, presença e saúde em seu viver.

Picture of Dorianna Venturini

Dorianna Venturini

Oi! Eu sou a Dorianna e desde a infância a arte acompanha a minha trajetória de vida em suas mais diversas formas expressivas. Me especializei como Arteterapeuta e há um ano e meio fundei o "dô ateliê de arteterapia" na Granja Viana, onde recebo um público variado, de crianças à idosos que vem se beneficiar do contato com a arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?