Criança e terapia, são muitos os motivos que levam as crianças à terapia mas na maioria das vezes é por alguma questão comportamental e ou dificuldade emocional, que estão causando algum prejuízo em seus relacionamentos na família, escola, etc.
A fase da infância é um período de intensa autodescoberta experiencial, onde no mundo, através dos sentidos e sensações, a criança vai desenvolvendo a habilidade de se perceber, expressar e nomear o que sente e também a como lidar com suas emoções de acordo com suas vivências.
No estilo de vida que levamos hoje em dia, com o tempo que passa “corrido”, muitas vezes as crianças não tem um espaço ou a chance de experienciar alguns sentimentos e portanto não conhecê-los, nomeá-los devidamente e de desenvolver a habilidade de como lidar com eles socialmente quando eles vêm à tona.
Outras vezes acabamos por desencorajá-las a expor ou a demonstrar esses sentimentos (raiva, birra, medos, etc.). Consequentemente, quando precisam se expressar ou fazer valer suas vontades e pensamentos, elas não têm esse recurso desenvolvido e por isso não sabem bem como fazer, se tornando por vezes agressivas, raivosas, inseguras, temerosas, apáticas e retraídas ou até mesmo solitárias.
Violet Oaklander, pesquisadora que foi atuante e muito importante na psicologia infantil diz que:
“As crianças que entram em terapia podem ser encaradas como crianças de sorte – pois aqui elas têm a oportunidade de trazer seus sentimentos à tona.”
Um dos principais objetivos do processo arteterapêutico é oferecer um espaço prazeiroso e acolhedor onde a criança possa se reconectar com o lado criativo da vida de maneira a propiciar a autodescoberta.
As propostas vivenciais e os recursos artísticos utilizados na arteterapia possibilitam que a criança tenha a oportunidade de entrar em contato com seus sentimentos, expressá-los, nomeá-los, acolhe-los e aprender a lidar com eles numa atmosfera acolhedora e de liberdade controlada, propiciando que ela se ajuste melhor consigo e com os outros.
Se você á pai ou mãe de crianças e gostaria de saber mais sobre como ajudar seu filho a se desenvolver de forma mais saudável emocionalmente, ou a como prover para eles um espaço de desenvolvimento emocional, te convido a vir conhecer o ateliê e a proposta, criança e terapia pode ser uma boa combinação.