Tabalho, hoje é o dia do trabalho, e como você se sente em relação à sua vida profissional neste momento?
“Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele.”
Esta frase atribuída à Buda é bonita e inspiradora porém pode gerar um tanto de pressão se acharmos que isso é a nossa única tarefa na vida.
Eu estava refletindo aqui sobre as tantas coisas diferentes com as quais já trabalhei, mas que foi só depois de ter entrado na formação de arteterapia que pude ter essa sensação prazeirosa de que finalmente tinha descoberto o que vim fazer no mundo.
Cheguei até a comentar com os mais próximos de que já poderia morrer feliz por causa disso, mas mal eu sabia que apenas tinha começado, que trabalharia mais do que estava imaginando, e que tenho aprendido na lida diária que para ser arteterapeuta eu tenho que lidar com muitas outras coisas que fogem a esse escopo.
Cada experiência de trabalho que tive e meu processo em busca de autoconhecimento me trouxe até este momento com uma clara percepção do que gosto e do que não gosto, do que tenho aptidão ou não, do que preciso dedicar mais tempo ou criar uma rotina para que possa acontecer. E principalmente das coisas que preciso fazer e não gosto, e como lido com isso para poder realizar o que quero.
Não vai ter nenhum trabalho que só façamos coisas que gostamos, por isso o autoconhecimento é uma ferramenta essencial para nos orientar no processo de realização profissional pois nos ajuda a enxergar nossos pontos fortes, nossos pontos fracos, que estilo de vida quero levar, como me vejo atuando, como me preparar para uma transição de carreira e assim poder nos capacitar emocionalmente para lidar com isso.
Entender que o trabalho é só uma parte da nossa vida, nos traz mais leveza e clareza de como equilibrar os diferentes âmbitos da vida – trabalhar, cuidar da família e das relações sociais, descansar, cuidar da saúde do corpo e da alma (com arte) – para nos manter saudáveis.
Se você está entrando no mercado de trabalho, tentando descobrir o que quer fazer profissionalmente ou querendo mudar de profissão, considere investir no seu autoconhecimento com o suporte da arteterapia
A arteterapia é um rico instrumento de conquista do autoconhecimento pois através do fazer artístico, fluido e experiencial, nos propicia o entendimento dos nossos processos internos e ampliação da autopercepção, proporcionando a clareza do que precisamos desenvolver, nos âmbitos profissional e interpessoal, em direção à fortalecer nossa inteligência emocional para lidar com as adversidades do caminho e se sentir realizado profissionalmente.